processos mecanicos 2
Processos de usinagem aplicam-se a todos os processos de fabricação onde ocorre a remoção de material sob a forma de cavaco. É uma operação que confere à peça: forma, dimensões ou acabamento superficial, ou ainda uma combinação destes, removendo-se o material excedente. Essa operação que tem como principio a remoção de material, ocorre através da interferência entre ferramenta e peça, sendo a ferramenta constituída de um material de dureza e resistência muito superior a do material da peça.
Ao ser submetida à usinagem, a peça já apresenta uma forma definitiva: blocos, tarugos, fios, chapas ou barras. O formato da peça bruta determina o processo de fabricação empregado, que pode ser: forjamento, laminação e trefilação. Esses processos, no entanto, não garantem a exatidão dimensional e a qualidade de superfície da peça executada, é a usinagem que gera a peça com essas características. A exatidão dimensional indica que as dimensões da peça usada devem variar segundo os intervalos de tolerância e as especificações técnicas previstas para seu uso e serviço. Já a qualidade de superfície refere-se ao tipo de acabamento final dado à peça, que deve estar de acordo com a finalidade a que se destina. A usinagem, portanto, é o processo de fabricação que mediante a remoção do sobremetal, atende às exigências e qualidade estabelecidas por fabricantes e consumidores.
2. Processos de Usinagem com Ferramentas de Geometria Definida.
2.1 Torneamento
O torneamento é a operação por intermédio da qual um sólido indefinido é feito girar ao redor do eixo da máquina operatriz que executa o trabalho de usinagem (Torno), ao mesmo tempo em que uma ferramenta de corte lhe retira material perifericamente de modo a transformá-lo numa peça bem definida, tanto em relação à forma como em dimensões. No torneamento, a matéria prima (tarugo) tem inicialmente a forma cilíndrica, a forma final é cônica ou cilíndrica. Na operação de corte a peça gira em torno do eixo principal de rotação da