Processos Mecânicos
Todos os conjuntos mecânicos são formados por varias peças: eixos, disco, rodas, engrenagens, parafusos, carcaças... Todas essas peças devem ter suas medidas exatas e um grau de acabamento.
Existem dois meios para a fabricação dessas peças: sem a produção de cavacos e com produção de cavacos.
Sem cavaco: fundição, laminação, trefilação, forjamento, corte.
Com cavaco: serramento, furação, torneamento, aplainamento, fresagem.
As peças fabricadas por fundição ou forjamento devem ser usinadas na finalidade de melhorar o acabamento. Além de saliências, reentrâncias, furos com rosca e outros poder ser obtidos somente com produção de cavaco.
A usinagem permite melhorar o acabamento de uma peça, abrir furos, roscas, rebaixos e etc, fabricar somente uma peça a partir de um bloco metálico ou não, além de custar pouco.
Efeito da cunha
A usinagem nada mais é que uma ruptura por aplicação de pressão ocorrida na estrutura cristalina do metal. Pode ser feita manualmente ou pelo auxílio de máquinas. Limar, por exemplo, é um processo manual, já o torneamento, somente com uma máquina, o torno.
O corte dos materiais nos processos de usinagem é sempre feito por um princípio fundamental, um dos mais antigos, a cunha.
A característica mais importante da cunha é o ângulo de gume. Quanto menor for, mais fácil será o corte. Uma cunha mais aguda produz cavacos pequenos, melhorando o acabamento, mas se o ângulo for muito agudo terá a resistência de sua aresta cortante diminuída danificando por causa da pressão feita para realizar o corte.
Fatores de influência dos ângulos
A posição da cunha em relação à superfície a ser cortada também é um importante fator que influencia nas condições do corte. É necessário criar um ângulo de folga entre a cunha e a peça para eliminar a área de atrito. Além do ângulo de gume e do ângulo de folga existe ainda o ângulo de saída que pode ser positivo, nulo ou negativo.
O atrito entre a cunha e a superfície pode gerar um