Paradigmas da Educação
A didática tem como objeto de estudo o processo de aprendizagem na sua globalidade. Sendo assim, está inteiramente ligada à teoria da educação, às teorias da organização escolar, às teorias do conhecimento e à psicologia da educação. Esse suporte teórico é a base da prática educativa. Neste sentido, a didática torna-se o principal ramo de estudos da pedagogia, pois é necessário dominar bem todas as teorias para que haja uma boa prática educativa. Assim, o educador dispõe de recursos teóricos para organizar e articular o processo de ensino e aprendizagem.
PARADIGMAS DA CIENCIA são padrões, modelos ou pressupostos, sob os quais a atividade científica é desenvolvida. Por exemplo, durante determinada época imperou o positivismo, corrente filosófica que acreditava, entre outras coisas, que o conhecimento humano era cumulativo e tendia a se expandir continuamente. É dessa corrente que vem o tal de "Ordem e Progresso" de nossa bandeira. Há uma série de outras escolas como o racionalismo ( a razão humana explica tudo), a fenomenologia (estudo dos fenômenos), a dialética (onde uma coisa se contrapõe a outra).
Paradigma conservador
Pode-se apontar como conservadores os paradigamas que objetivam a reprodução do conhecimento. As abordagens pedagógicas que visavam a reprodução, a repetição e a uma visão mecanicista da prática educativa foram denominados como: paradigmas tradicional, paradigama escolanovista, paradigama tecnicista. Embora se aprasentando em épocas diferentes, todos têm como característica fundamental a reprodução do conhecimento.
PARADIGAMA INOVADOR
Esse paradigama apresenta uma nova visão de mundo, Capra ( 1996: 25) contribui para esclarecer: “ O novo paradigama pode ser chamado de uma visão de mundo holística, que concebe o mundo como um todo integrado, e não como uma coleção de partes dissociados.
Objetivos
Formação do professor;
Planejamento de ensino na escola
Concepção de avaliação da aprendizagem;
Papel do Coordenador/Gestor no