Organizações mecanicistas e flexíveis
Uma organização mecanicista que se caracteriza como estrutura burocrática e por ciclos de atividades rotineiros características da teoria de Weber, também tem como característica uma organização mecanicista os cargos ocupados por especialistas nas respectivas funções definidas e delimitadas, Centralização das decisões: tomadas somente pela cúpula da organização características estas sendo Taylorista. Hierarquia de autoridade rígida, autoridade baseada na posição. Sistemas rígido de controle: com estreita amplitude administrativa pela qual cada supervisor tem um numero determinado de subordinados Sistema simples de comunicação: o fluxo de informação quase sempre conduz mais ordens de cima para baixo do que dados e retorno de baixo para cima. Ponto bem idêntico a teoria de Fayol.
Ênfase nas regras e nos procedimentos: formalizados por escrito e que servem para definir os comportamentos das pessoas Ênfase nos princípios universais da gestão: princípios funcionam como norma sobre como a empresa deve ser organizada e dirigida.
Na realidade a organização mecanicista funciona como um sistema mecânico, fechado e introspectivo, determinístico e racional, voltado para si mesmo e ignorando totalmente o que ocorre no ambiente externo que o envolve não trata seus funcionários como parte da organização e sim como uma peça da maquina.
Diferente a Organização flexíveis ou orgânicas
Tem como características:
Uma estrutura de adaptação, Os cargos são continuamente modificados e redefinidos, Descentralização das decisões, Hierarquia flexível Amplitude de comando do supervisor e extensa, Maior confiabilidade nas comunicações informais, Predomínio da interação lateral e horizontal, Ênfase nos princípios do bom relacionamento humano repare que todas as características citadas coincidem perfeitamente dos nos pensamentos e idéias de Elton Mayo com sua teoria humanista, também Hugo Munsterberg com sua introdução de psicologia nas