Patrimônio contábil
TEORIA CONTÁBIL
PATRIMÔNIO: OBJETO DE ESTUDO DA CONTABILIDADE
1.- CARACTERIZAÇÃO
Conjunto de Bens (materiais e imateriais) - Direitos (bens da Entidade em posse temporária de terceiros) e Obrigações (bens de terceiros em posse temporária da Entidade), passíveis de mensuração e valoração econômica.
2.- CONTRIBUIÇÕES DE OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO
a) Da Economia: Bens - coisas do mundo exterior, que satisfazem necessidades humanas (condição básica para possuir valor);
b) Do Direito: Bens – em relação à natureza, propriedade e posse dos Bens, Direitos – em relação aos fatores que os constituíram, e em relação as condições de sua conversibilidade em bem(ns); Obrigações – em relação aos fatores que as constituíram, e em relação às condições de resgate por bem(ns).
3.- VISÃO CONTÁBIL DO PATRIMÔNIO
Bens - materiais e imateriais, Direitos - haveres documentalmente prováveis e Obrigações - dívidas perante terceiros, contraídas através de operações de funcionamento e/ou de financiamento, pertencentes a um ente qualquer, suscetíveis de mensuração e valoração monetária, estudado quanto a sua essência (natureza, composição e classificação) e sua extensão (expressão monetária - valor).
O Patrimônio é estudado sob o ponto de vista Estático – enquanto sua natureza, composição, classificação e expressão de valor num dado momento, e do ponto de vista Dinâmico – suas variações qualitativas (físicas) e quantitativas (monetárias) no tempo - dia/mês/ano...
Bens Imateriais integram o patrimônio do ponto de vista contábil quando for possível se atribuir um valor compatível, seja de aquisição (valor estabelecido por terceiros) ou de desenvolvimento (custo da geração própria do bem imaterial).
} POSITIVA -> quando a soma B +