TGA organizações mecanicistas x flexiveis
Confronte os conteúdos dos artigos Organizações mecanicistas x Organizações flexíveis: existiria um meio termo? (indicado na Etapa 1, passo 1º) e Teorias administrativas: a evolução em decorrência das necessidades . Ambos de autoria de Jéssica Louisiana Natalia Caetano
A evolução dos pensamentos administrativos que surgia após a revolução industrial tem como característica marcante a solução racional dos problemas em algumas partes especificas das organizações.
Estes pensamentos administrativos surgem de acordo com o contexto da época e com a soma desses pensamentos desenha-se as teorias administrativas.
Cada teoria administrativa focou em uma área de estudo das organizações em detrimento a outras.
Segundo Garcia e Bronzo (2009) as teorias são propostas de acordo com os contextos históricos em que estão inseridas, enfatizando os problemas mais importantes enfrentados na época em que foram fundamentadas.
Em decorrência da revolução industrial onde a símbolo máximo de riqueza não era mais a terra, destaca-se o mercado consumidor é a consolidação do sistema capitalista.
As empresas precisavam aumentar a produção é diminuir custos “a improvisação deve ceder lugar ao planejamento e o empirismo à ciência: ciência administrativa.” (Chiavenato,2004,p,43). Surge então neste contexto Frederick Taylor com esta nova proposta de administração usando métodos científicos baseados na observação , mensuração ,divisão de tarefas e centralizando as decisões no departamento de planejamento.
O objetivo é trabalhar racionalmente “ a questão não é trabalhar duro, nem depressa, mas de forma inteligente.”(Maximiano,2006.p.41-42).
Henry Ford aplica brilhantemente esta teoria segundo ele próprio cada americano deveria ter seu meio de transporte pessoal e, portanto, o preço de venda de seu automóvel deveria ser reduzido através da racionalidade dos meios.
Porém criticas a esta teoria que tratava as pessoas como recursos do processo produtivo deu origem a