estudo sociais
1 - O que foi a revolução do Neolítico e quais suas implicações na formação das cidades e no meio ambiente? Foi uma transformação que levou o o Homem a se fixar definitivamente em um local e o adaptar às suas necessidades, tendo por base uma economia produtora. O processo de transformação da relação do Homem com os animais e plantas proporcionou um maior controle das fontes de alimentação.
Grupos humanos sofreram essa transformação em momentos diferentes, com intensidade diversa, em diferentes locais do mundo.
2 – Para o estabelecimento das cidades antigas, as características físicas ambientais eram fundamentais. Elas geralmente eram localizadas entre um rio e encostas montanhosas. Por quê? Neste sentido, os rios não forneceram somente a água como recurso escasso para a população ou para a agricultura irrigada, mas serviram também como os principais meios de comunicação, como vias de transporte para as mercadorias etc. O gerenciamento do recurso água marcava durante toda a história a organização das sociedades e a relação de poder entre os seus membros.
3 - Roma foi a primeira cidade a atingir um milhão de habitantes na história das cidades. Quais os problemas urbanos e ambientais ameaçavam a população Romana e destes problemas, quais ainda podemos encontrar em nossas cidades contemporâneas com porte equivalente? Os resíduos grande problema. Várias cidades tem dificuldades em livrar-se adequadamente de seus resíduos. A quantidade de resíduos que vai para os aterros sanitários cresce com o tempo, e acumula-se com rapidez, enquanto queincineradores geram poluição atmosférica. Lugares disponíveis para a disposição do resíduos estão cada vez mais difíceis de se encontrar, devido à oposição de moradores próximos e de ambientalistas Esgotos e efluentes industriais continuam a poluir muitos rios, lagos, aquíferos e zona costeiras. Isso pode causar danos à fauna e flora local, tais como mangues e praias. A