Estudo social
ILHA DAS FLORES
Em visita a Ilha das Flores foram encontradas famílias em estado de vulnerabilidade socioeconomico, tendo em vista que essas famílias não possuem condições para suprir suas necessidades.
I – Contexto sócio familiar Composição Familia As famílias são composta em sua maioria por 05 (cinco ) membros cada, poucas famílias tem como composição familiar pai, mãe e filhos, em alguns casos as mulheres são chefes de família, em outras estão somente crianças, residem em casas separadas.
II – Contexto Educacional / Cultural : Na maioria das famílias os membros não possuem escolaridade, os que tiveram a oportunidade de estudar não concluíram o Ensino Fundamental , na Ilha das Flores não possui escolas e as pessoas que residem no local não tem condições de manter seus filhos na escola, por terem que se locomover para outra localidade e o Estado não garente o transporte escolar.
III – Condições de moradia : As famílias residem em barracos improvisados que na sua maioria possuem apenas 3 (três) cômodos, os banheiros também são improvisados e o esgoto é a céu aberto, os móveis que possuem não estão em bom estado de conservação. As casas não estão em condições de habitabilidade e não oferecem conforto.
IV – Contexto Economico
Condições de trabalho e condições sócio econômicas: No que se refere as condições sócio econômica das famílias da Ilha das Flores é composta em sua maioria de desempregados, os que estão empregados, prestam serviço ao dono do terreno, e o que recebem em troca é o direito de estar morando no lugar e uma pequena parte de alimentação que produzem no local.
V – Contexto Social O Contexto sócio afetivo as famílias demonstram ter uma boa convivência, são pessoas simples e humildes, embora a situação na qual vivem eles possuem uma vida social participativa na comunidade da Ilha das Flores. Apresentam ser famílias simples como a maioria das famílias brasieliras.
VI – Contexto de