Tst off shore
Hoje vamos falar sobre mais uma dimensão do perfil do trabalhador offshore, agora com um foco na segurança desse trabalhador. Não tenho intenção de fazer desse blog "mais um blog", cheio de informações técnicas, pois já existem muitos sites e materiais especializados sobre esses assuntos. O meu objetivo é trazer experiências reais e, é claro que, trocarmos e compartilharmos essas experiências uns com os outros.
Não queria que essa postagem fosse algo apenas para discorrer sobre normas regulamentadoras que regem a Segurança do Trabalho (sem desmerecer a grande importância de todas elas), mas queria algo mais pessoal e profundo, algo que realmente nos tocasse sobre a real importância da segurança para o trabalhador offshore. Queria que alguém trouxesse através de suas próprias impressões, um pouquinho de seu conhecimento, experiência e vivência nesse mercado, um recado, uma mensagem de alerta, uma reflexão.
Essa postagem de hoje tem algo diferente pois como a Segurança do Trabalho é uma área muito específica, eu convidei um amigo para escrever sobre o assunto, principalmente por que ele tem experiência como aquele que cuida da segurança do trabalhador offshore mas também quando está trabalhando embarcado. Já participei de palestras realizadas por ele, sobre Segurança do Trabalho, falando de Prevenção de Acidentes, análise de riscos, conscientização e outros assuntos, mas sempre na linguagem do trabalhador offshore. Por isso, gostaria de apresentar o texto abaixo escrito por um amigo e colega de trabalho, Fernando Albuquerque:
"A segurança do trabalho é uma ciência em constante evolução. O ramo offshore tem sido um dos maiores desafios para os profissionais que lidam com os trabalhadores deste universo que engloba as operações de Plataformas, FPSO’s e embarcações de apoio. Os elementos de estudo da segurança do trabalho custam muito caro. Seus maiores avanços se dão quando incidentes e acidentes acontecem: quando há