Administração
O presente trabalho tem como objetivo relacionar os conteúdos aprendidos em sala de aula na disciplina de Teoria da Administração. Na etapa 2 da Atps em questão abordamos sobre as razões que levaram ao surgimento da TGA, com ênfase nas origens e características das teorias clássicas, burocrática, estruturalista, relações humanas e teoria comportamental, analisando também os diferentes aspectos entre as organizações mecanicistas e organizações flexíveis e o ponto de equilíbrio entre elas.
ATPS ETAPA 2
PASSO 1
QUAIS AS RAZÕES QUE FIZERAM SURGIR AS SEGUINTES TEORIAS E AS CARACTERÍSTICAS DE CADA UMA DELAS.
a)TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Em decorrência da Revolução Industrial, ocorrerão mudanças no início do século XX que provocaram a exigência de métodos que aumentassem a produtividade e economizassem mão-de-obra evitando desperdícios. O panorama industrial tinha características suficientes para inspirar o surgimento da Ciência da Administração, uma enorme variedade de empresas de tamanhos diferentes com problema de baixos rendimentos em ralação aos recursos utilizados, insatisfação em massa dos operários, alta concorrência, desperdícios e perdas por decisões mal elaboradas, isto levou a divisão do trabalho entre os que pensam e executam, os primeiros estabelecem os padrões de produção. Este cenário incentivou os autores clássicos a desenvolverem a Ciência da Administração. Características:
Rígido enfoque prescritivo e normativo
Ênfase no processo administrativo de planejar, organizar, dirigir e controlar.
Ênfase na organização formal da empresa
Definição das funções básicas da empresa.
b)Teoria da Burocracia
A Teoria da Burocracia desenvolveu-se dentro da Administração em função dos seguintes aspectos: A fragilidade e a parcialidade tanto da teoria clássica, como da teoria das relações humanas, ambas oponentes e contraditórias entre si, mas sem possibilitarem uma abordagem global. Integrada e envolvente dos problemas