Teorias da ADM
Racional do Trabalho com base nesse estudo que se fundamenta nos seguintes princípios: estudo dos tempos e movimentos, prêmios de produção, divisão de tarefas, padronização, desenho de cargos e tarefas e condições ambientais, e na cronometragem para obtenção do tempo padrão e, em geral, do corpo de métodos que se denomina Engenharia Industrial, posteriormente, com o nome de Engenharia de Produção entre outros, sendo que esses são os principais para o desenvolvimento de tarefas e consequentemente um aumento na produtividade.
A motivação do trabalhador seria obtida pôr meio de incentivos monetários.
A divisão do trabalho, que segundo Adam Smith, aumenta substancialmente a produtividade do operário, encontrou o seu coroamento na criação da linha de montagem móvel, que Henry Ford implantou em sua fábrica de automóveis, em Detroit, em 1913, reduzindo consideravelmente o custo do produto, através da produção em massa de um veículo padronizado.
Henry Fayol formulou os princípios da organização e da administração ao definir as atividades de planejamento, controle, organização, coordenação e direção.
Max Weber, ao enunciar os conceitos de burocratização, formalização e manualização, completou as idéias de Fayol. Denomina-se Escola Clássica ao corpo de pensamentos desses dois autores, no entanto nota-se que Taylor compartilhou com Fayol, criador da teoria clássica, o reconhecimento de serem os fundadores da moderna administração.
O conjunto de elementos, que integram a administração hoje, é o resultado de uma mecânica acumulativa, histórica e social de conhecimentos que começou lá na pré-história, passou pela Antiguidade, pela Idade Média, até