Sensoriamento remoto
Engenharia Civil
Turma FEAU-8UNA
SENSORIAMENTO REMOTO E GEOPROCESSAMENTO
APLICAÇÃO DO SENSORIAMENTO REMOTO E GEOPROCESSAMENTO NA ENGENHARIA CIVIL
Alunos: Amanda Vechi Perin 01011114 Rogério R. Pereira RA 00810896 Gelson A Z Nunes 00610179 Willian Morgado 01011550
Objetivo
Disseminar o conhecimento das possíveis aplicações do sensoriamento remoto na construção civil, definindo alguns conceitos, demonstrando as vantagens da utilização dos recursos e evidenciando quão importante são as ferramenta para o desenvolvimento de projetos e acompanhamento de obras civis, nas suas mais diversas fases.
Introdução
A maneira mais simples de definir o sensoriamento remoto é considerá-lo como técnicas de obtenção de imagens dos objetos da superfície terrestre sem que haja um contato físico de qualquer espécie entre o sensor e o objeto.
A utilização do sensoriamento remoto tem sido uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento de uma variedade grande de projetos de engenharia civil, porém, ainda há um potencial de expansão enorme no Brasil.
O que são Geotecnologias e onde podem ser aplicadas
Trata-se de áreas de pesquisa que unem técnicas matemáticas e computacionais com o objetivo de organizar informações geográficas e que vem, de maneira crescente, influenciando nas áreas de infraestrutura, gestão de recursos naturais, logística, transporte e segurança, comunicações, energia e planejamento urbano e regional, marketing, inteligência de negócios e mobilidade.
Cartografia digital
Trata-se da tecnologia pioneira na área do sensoriamento remoto, encontra-se facilmente acessível, e apresenta interface programa/usuário com linguagem simples de maneira a possibilitar que um profissional sem conhecimentos aprofundados no sensoriamento remoto represente, edite e