Organizações mecanicistas x organizações flexiveis
1º exemplo de custo de oportunidade – Um dos componentes do grupo trabalhou em uma empresa terceirizada que prestava serviços exclusivamente para uma empresa de publicidade que está no mercado a mais de 15 anos. Como a empresa era pequena, pois só prestava serviço para uma única empresa se deparou com uma situação, teve que optar por uma das duas áreas para se trabalhar, televisão ou rádio. Como naquele momento o ramo de rádio parecia ser a melhor opção foi o que a dona da empresa fez, deixou de investir também na televisão, para investir somente no rádio e deu certo.
2º exemplo de custo de oportunidade – Um universitário teve como opção: Fazer uma faculdade ou viajar e conhecer os paises que ele tinha como sonho. Como ele viu a necessidade de estudar para conseguir um bom emprego, ele resolveu fazer a faculdade, para assim se tornar um ótimo profissional em sua área, e quem sabe assim quando ele se formar, a tão sonhada viagem será realizada.
Conceito de custo de oportunidade
O Custo de Oportunidade representa o custo associado a uma determinada escolha medido em termos da melhor oportunidade perdida. Por outras palavras, o custo de oportunidade representa o valor que os agentes econômicos atribuem à melhor alternativa de que prescindem quando efetuam a sua escolha.
O custo de oportunidade está desta forma, diretamente relacionado com o fato de vivermos num mundo de escassez. De fato, é a escassez que nos obriga a efetuar escolhas o que implica prescindirmos de determinados bens quando optamos por outros e, portanto, implica a existência de um custo de oportunidade sempre que tomamos uma decisão.
O custo de oportunidade pode ser também visível numa situação de escolha entre consumo presente e consumo futuro (isto é, poupança): consumo futuro implica necessariamente sacrifício de consumo presente, isto é, o custo de oportunidade da poupança é não mais do que a melhor opção em termos de consumo presente. É a transferência dos fatores de produção