Mecanicistas x organizações flexíveis existiria um meio termo trabalhos escolares e acadêmicos prontos
Existem algumas interações entre os conhecimentos tácito e explícito e entre indivíduo e organização, ou seja, podem ser convertido e resultam em quatro processos de conversão do conhecimento que constituem o modelo SECI (espiral do conhecimento).
Ou seja, o espiral do conhecimento é um ciclo de conhecimentos adotado dentro de uma organização.
Espaço BA
O Espaço BA serve como base para a criação do conhecimento que pode ser físico, virtual, menta ou todos juntos e foi adequado para cada etapa do Espiral do Conhecimento, sendo eles:
• BA da Criação ( Solicialização) – A Criação do conhecimento se dá por meio de troca de experiências entre os indivíduos, responsável pelas habilidades individuais.
• BA da Interação ( Externalização) – É a união do conhecimento tácito e explicito, ou seja, o individuo compartilha suas experiências.
• Cyber BA ( Combinação ) – Envolve combinações de conhecimentos explícitos diferentes em troca de e-mail, documentações, etc.
• BA do Treinamento ( Internalização ) - Dá origem do conhecimento explícito em tácito, se cria novos procedimentos na organização pela prática.
Bibliografia: Mauricio Uriona-Maldonado
Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Pesquisador do Núcleo de Gestão para Sustentabilidade (NGS/UFSC). Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPEGC/UFSC)
A) Construir o BA é suficiente para que a empresa administre o processo de criação do conhecimento?Justifique.
R: Construir um BA não é o suficiente para que a empresa administre o processo dinâmico de criação do conhecimento. O BA deve ser “energizado” para dar energia e qualidade ao processo de criação do conhecimento. Ele precisa ser um local auto-organizado com sua própria intenção, direção, interesse ou missão.
Para funcionar o espaço BA também é necessária a colaboração dos funcionários da organização que nada mais é o conhecimento compartilhado.
B) No processo de criação do