Atribuições de um juiz federal
Para Ferreira (2000, p. 58), “se uma determinada ação encontra-se em curso na Justiça Estadual e se é feita denunciação da lide envolvendo pessoa com foro na Justiça Federal, o único procedimento cabível é a remessa dos autos para o Juiz Federal”. Ou seja, tudo que envolva um âmbito federal caberá exclusivamente ao Juiz Federal analisar e julgar.
Para o ingresso a profissão é necessário ter cursado direito, passar na prova da OAB e prestar concurso de ingresso na magistratura de juiz. É necessário também, ter no mínimo, três anos de experiência na área jurídica.
Escolher tal profissão apenas pela remuneração passa a ser um grande equívoco. Nem tudo é ’’um mar de rosas’’. O juiz em tese tem muitas privações para seguir carreira, até mesmo o porte social. Deve obrigatoriamente morar no local em que atua sem exceções, a quantidade de trabalho é imensa e não se pode exercer outra profissão, exceto a de professor.
O profissional deve ser seguro de suas escolhas, estar certo de que fez a melhor escolha, pois a responsabilidade de decidir o que fazer na vida de uma pessoa pesa muito na rotina de um juiz federal. "Numa pesquisa recente feita entre os juízes, concluiu-se que o motivo maior do estresse não está no volume de trabalho, embora seja imenso, mas na responsabilidade de decidir num curto espaço de tempo. A decisão