Estudos organizacionais
Apresentação
Contextualização
Na contemporaneidade, vivemos uma necessidade constante de inovação e renovação, de busca de flexibilidade e agilidade que resultem em mudanças e transformações das organizações em resposta às demandas da sociedade. A teoria administrativa formula proposições em função de duas condicionantes básicas: o tempo (história) e o espaço (contexto), visando oferecer uma visão histórica, social e cultural das organizações e do contexto em que surgem.
Esta disciplina abrange os conhecimentos advindos da Teoria Geral da Administração ou Teoria das Organizações – como muitas vezes é denominada – representando um conjunto de conhecimentos teórico-práticos que subsidiam as práticas do administrador e das organizações.
Temos a certeza de que você já passou por várias organizações, ou na condição de usuário dos serviços, ou na condição de funcionário, colaborador. Portanto, é importante que você observe a dinâmica das aulas que estão sendo apresentadas, bem como os links externos. Você encontrará um espaço denominado sala de leitura – destinado a favorecer o contato com outros pontos de vistas sobre o conteúdo estudado – e propostas de exercícios que auxiliarão a reflexão, a construção do seu processo de conhecimento, e subsidiarão a participação nos fóruns de discussão.
Bom estudo!
Ementas e Objetivos
Ementa
A disciplina discute o conteúdo e o objetivo do estudo da administração; a natureza e os tipos de organizações, as relações entre organizações; associando estes conteúdos ao papel do administrador. Aborda e analisa as variáveis incidentes e de compreensão das organizações. Apresenta e delineia as diferentes funções e enfoques e perspectivas de estudo da administração; a evolução das teorias e correntes de pensamento administrativo.
Objetivos
Ao final do estudo desta unidade, você será capaz de: * Identificar o conteúdo, os objetivos e as especificidades do estudo da Administração. * Analisar