estudo de estruturas organizacionais
Como fazer a organização da organização?
Etzioni: “nascemos, somos educados, trabalhamos, nos divertimos e morremos em organizações”.
Organização como entidade social: pessoas e recursos diversos se agrupam a fim de atingir objetivos específicos.
Organização como função administrativa: encarregada de dar forma ao trabalho, de maneira que essas pessoas e recursos consigam os melhores resultados possíveis.
VELHA X NOVA ORGANIZAÇÃO
Aquela velha organização super previsível deixou de existir e os administradores enfrentam novos desafios.
Analise a seguir a perspectiva de Griffin e seus novos desafios:
Economia Instável: como planejar em um ambiente tão instável quanto o que nos deparamos hoje em dia? Deu origem a crise de 2007-2008
Globalização: oferece possibilidade de expansão do mercado para uma escala mundial, mas ao mesmo tempo há uma competição mais acirrada. (há necessidade de lidar com diferenças culturais e comportamentais).
Diversidade: no início havia a necessidade de padronização como condição para a produtividade (FORD), hoje há a necessidade de diversificação para atender os diversos públicos.
Tecnologias: é crescente sua importância como instrumento para o incremento da competitividade.
Trabalho: trabalho regular, com horário fixo, passa por transformações. Há agora a flexibilização, com terceirizações, possibilidades e desafios para os trabalhadores.
Qualidade: ressurge não como finalidade maior nas organizações (1980/1990), mas sim como um fator de competitividade, ligado ao fator de consumo.
Setor de Serviços: representa a maior parcela das economias mais desenvolvidas ao redor do mundo. Com a substituição da mão de obra industrial, esta tem como principal destino a prestação de serviços.
Governança corporativa e responsabilidade corporativa: o valor das ações se torna mandatório. Nesse sentido, boas práticas de governança e atitudes sociais responsáveis são ingredientes fundamentais