Estudo de caso Estrutura o da estrutura organizacional de uma empresa familiar
Recorte
Resumo
• Este artigo apresenta os resultados de uma investigação realizada em uma organização familiar, cujo arranjo formal sofreu algumas alterações nos últimos anos. Administrada com base em valores conservadores disseminados pelos fundadores, a organização possuía inicialmente uma configuração estrutural consistente com os princípios de um sistema de gestão tradicional. Ao longo do tempo, perante à força de orientações institucionais e de circunstâncias situacionais, surge a necessidade de implantar ações modernizadoras, condizentes com uma filosofia de gestão mais profissional, acarretando, consequentemente, a reformulação do arranjo formal. Considera-se que os padrões institucionais e as circunstâncias situacionais atuaram como propulsores da dinâmica de funcionamento da organização focalizada, cujo entendimento, efetuado de acordo com os valores predominantes em seu universo simbólico, ocasionou a estruturação da estrutura organizacional.
• Para decifrar o sistema de significados de uma organização é preciso examinar, inicialmente, suas características históricas, pois a identificação de incidentes críticos como momentos de sucesso ou fracasso, além de personagens marcantes, como os líderes, permite desvendar os pressupostos subjacentes à interpretação dos agentes organizacionais.
• A organização em estudo é do tipo familiar. Fundada na década de 60 por dois irmãos, começou suas atividades com a produção de peças eletrônicas e, pouco tempo depois, entrou para o ramo metal-mecânico, passando a fabricar peças para automóveis. Na década de 80, já contando com a segunda geração da família no seu quadro gerencial, ampliou as instalações, modernizou máquinas e equipamentos e voltou-se para a exportação. Além disso, iniciou um processo de diversificação dos seus produtos, aumentando a sua participação no mercado de autopeças e, em especial, no mercado de reposição. Atualmente a