Um estudo da estrutura organizacional e as mudanças organizacionais: proposta de um novo modelo
Esse novo modelo esta fundamentada na idéia de adequação as mudanças e exigência de sustentabilidade das empresas, levando em consideração a possibilidade de crescimento dentro de um ambiente turbulento.
• MUDANÇA
ORGANIZACIONAL
A necessidade e adaptação das organizações diante das mudanças no cenário mundial tem instigado muitos pesquisadores a tentarem explicar o motivo que , de fato, leva as organizações a mudar.
Como conseqüência, varias abordagens foram desenvolvidas pelos teóricos e práticos das organizações. As abordagens organizacionais podem ser classificadas em três tipos:
a) abordagem comportamental: baseada na psicologia social e interpessoal;
b) abordagem estrutural:que trata dos desenhos organizacionais, ligações e funcionamento das relações entre as organizações e o ambiente;
c) Abordagem cultural: enfatizando o clima organizacional, e com as ideologias e as crenças predominantes na organização.
A mudança organizacional como um processo contínuo e dinâmico, pode ser analisada de duas formas: a mudança planejada e a mudança emergente. Na primeira, a mudança objetiva o alcance de um estado futuro desejado na organização; enquanto na segunda, a mudança organizacional está baseada na visão de organizações como sistemas abertos, atribuindo-se relevância ao elemento ambiente na análise.
• ESTRUTURA
ORGANIZACIONAL
Pode-se afirmar que a estrutura organizacional é o espelho da organização, uma vez que ela reflete tudo o que a empresa determina.
A estrutura organizacional é um instrumento essencial para o desenvolvimento e para a implementação do plano organizacional nas empresas, ela esta delineada de acordo com os objetivos e estratégias estabelecidas ou seja, a estrutura é uma ferramenta básica para