RECURSOS HUMANOS
Modelos de Desenvolvimento Organizacional: construindo uma nova abordagem
AUTOR:
Liliana Vasconcellos Jacobsohn
Mestranda do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Administradora de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Consultora em recursos humanos.
Endereço: Alameda Ministro Rocha Azevedo, 644, apto. 164 Cep: 01410-000 Cerqueira César, São Paulo – SP
E-mail: liliana@pobox.com
Telefone: 8111-9391 (celular) / 3064-2197 (residencial)
Modelos de Desenvolvimento Organizacional: construindo uma nova abordagem
Resumo: As organizações de hoje estão inseridas em um ambiente extremamente dinâmico e turbulento, que cada vez mais exige grande agilidade para adaptação. Neste contexto, a capacidade da organização para promover uma mudança planejada de forma a adaptar-se a novas realidades é essencial para a criação e manutenção de vantagem competitiva.
O objetivo deste estudo é propor uma abordagem de Desenvolvimento Organizacional (DO) integrando os principais aspectos identificados nos modelos propostos por BECKHARD (1969), CONNER (1992), KOTTER (1996) e FAHEY & RANDALL (1994). Desta forma, o conceito de DO é discutido, para em seguida serem detalhados os modelos escolhidos.
Este estudo pode ser caracterizado como exploratório e de caráter teórico, visto que o levantamento de dados consistiu na pesquisa bibliografia realizada. Com base nos modelos analisados, foram identificados sete aspectos essenciais em um processo de mudança: (1) diagnóstico interno; (2) construção do comprometimento; (3) patrocínio da mudança; (4) visão da mudança; (5) estratégia da mudança; (6) implementação da ação; (7) controle e avaliação. Um esquema da abordagem proposta é apresentado, assim como um detalhamento de cada componente.
1. Introdução
As organizações de hoje estão