Recursos humanos
RESUMO
Conforme se pode depreender o objetivo da analise do artigo ora proposto é de mostrar como devem ser elaboradas as praticas de gestão de pessoas quanto ao seu papel estratégico dentro da organização e como essa pode contribuir para o seu desenvolvimento. Objetiva-se ainda refletir sobre as novas tendências da Gestão de Pessoas.
A Gestão de pessoas é um desafio para as organizações que visa gerenciar visando à cooperação de seus colaboradores que atuam na organização visando alcançar os objetivos da empresa e do colaborador. Na organização foram criadas o setor e ou departamento de Administração de pessoal ou Administração de Recursos Humanos cuja finalidade é gerenciar os interesses da organização e dos seus empregados.
A administração de Recursos Humanos surgiu na década de 60, mas foi a partir da década de 80 que a gestão de pessoas se destaca, pois passou a enfrentar uma serie de desafios, de natureza ambiental e organizacional.
Entretanto, a gestão de pessoal esta dividida em 5 fases na evolução do perfil de RH e suas respectivas épocas. Vejamos: 1. Fase Contabil (1930): foi a pioneira da gestão de pessoal, onde os trabalhadores eram vistos com enfoque contábil. 2. Fase Legal (1930 a 1950): nesta fase surgiu o chefe de pessoal, que tinha por objetivo acompanhar as recém criadas leis trabalhistas. Nessa fase marca o fim dos chefes de produção, passando a valer as normas jurídicas impostas pela Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT. 3. Fase Tecnicista (1950 a 1965): implantação do modelo americano de gestão de pessoal e alavancou a função do RH ao status de gerencia. Nessa fase que a área de RH passou a operacionalizar serviços como os de treinamento, recrutamento e seleção, cargos e salários, higiene e segurança no trabalho, benefícios e outros. 4. Fase Administrativa (1965 0 1985): marca o surgimento do gerente de recursos humanos. 5. Fase Estrategica