Filo priapulida
Os priapúlidas são bentônicos e vivem nos fundos de areia ou lama, em águas rasas ou profundas. A maioria das espécies com corpos grandes vivem em águas frias, quase sempre em altas latitudes.
Um dos grupos menores de animais marinhos vermiformes pois consiste em apenas 18 espécies vivas de vermes marinhos.
Foram membros importantes do bento marinho no período cambriano médio, embora apenas 11 espécies fosséis tenham sido descritas, elas estavam entre os invertebrados dominantes nos mares do cambriano. O nome Priapúlida faz referência a Príapo, o deus grego da fertilidade masculina (por ter a forma de pênis).
Eles são bacterívoros comedores de depósitos e alguns como maccabeus podem ser carnívoros, se alimentam de invertebrados lentos de corpo mole, em particular vermes poliquetos e, ás vezes, predam uns aos outros.
Características da Priapulida:
- o corpo tem mais de duas camadas de células, tecidos e órgãos. - cavidade do corpo é um verdadeiro celoma. o trato digestivo é divido em regiões anterior ( boca, faringe, esôfago e politrídio), mediana (intestino) e posterior (reto) - duas secções, uma prosoma e um tronco. - tem um sistema nervoso com um anel nervoso anterior e um acorde nervosas ganglionares. - não tem corpúsculos circulatório do sangue, mas existem no líquido celomática.
O corpo cilindrico varia de 0,5mm á 40 cm de comprimento e é divido em um tronco grande com um introverte anterior e, ás vezes, um ou dois apêndices caudais posteriores. Os priapúlidas tem simetria bilateral e radial. O introverte e a parede do corpo são radiais, mas alguns sistemas de órgãos, como o cordão nervoso e o sistema urogenital, são bilaterais.
Na espécie intersticial Tubiluchus corallicola. O tronco tem um longo apêndice caudal terminal (cauda) , usado para ancorar o corpo no sedimento circunvizinho.
Nos priapulos, que são bem maiores, a extremidade posterior do tronco, possui um ou dois apêndice caudais, cada um consistindo em um