Comportamento organizacional
Unidade Americana, São Paulo
Curso: Logística/ disciplina: Comportamento Organizacional
Americana, 15 de abril de 20
INTRODUÇÃO
Definição
O comportamento organizacional é o ramo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. Seguindo do entendimento de que os executivos realizam trabalhos por meio do trabalho de outras pessoas. O foco será: definir comportamento organizacional, descrever o que fazem os executivos, Explicar a importância do estudo sistemático do comportamento organizacional, listar as principais oportunidades e desafios no uso dos conceitos do comportamento organizacional, identificar as contribuições das principais disciplinas das ciências do comportamento ao estudo do comportamento organizacional, explicar por que os executivos precisam de conhecimentos sobre comportamento organizacional.
Sistema aberto e fechado
Fonte: Carlos Raul Borenstein
A respeito dos modelos que se valem da teoria de sistemas abertos, Nadler et al. (1994) colocam:
A ORGANIZAÇÃO COMO UM SISTEMA ABERTO
O modelo de Mintzberg (1982,1983) descreve a organização através dos constituintes do ambiente externo e dos constituintes da organização. Entende que estes constituintes interagem, barganhando entre si, para obter parcelas de Poder em relação à organização, formando as chamadas Coalizão Externa (CE) e Coalizão Interna (CI).
Para o entendimento da ação dos membros das coalizões, o modelo utiliza-se do conceito de detentor de influência (Hirschman,1970), entendendo que um participante (indivíduo ou organização) de qualquer sistema possui, em relação a este sistema e ao seu poder, três opções:
a) cooperação, isto é, submeter-se e contribuir conforme esperado;
b) abandono, retirando-se da influência do sistema;
c) influência, permanecendo no sistema e agindo no sentido de mudar o estado de coisas que