Logistica
A movimentação de materiais tem por objetivos repor matérias-primas nas linhas de produção, transportar materiais em processamento, encaixotar e armazenar produtos tendo em conta o tempo e espaço disponíveis.
Um arranjo físico adequado e um layout pertinente permitem utilizar a tridimensionalidade de um armazém, da maneira mais eficiente possível; um bom projeto irá proporcionar uma movimentação de materiais e acesso a qualquer SKU de modo à rápida, fácil e segura.
É importante ressaltar que layout é a disposição física dos equipamentos e das pessoas, que define onde colocar as instalações, máquinas e pessoal. Define também a forma e a aparência da produção. Determina a maneira segundo a qual a produção flui.
Define os fluxos dos elementos envolvidos na produção.
Este artigo pretende contribuir para a discussão sobre a otimização do armazém através do uso eficiente de indicadores de medição de processo, mais especificamente a capacidade estática e o momento de transporte, e apresentação de equipamentos úteis ao processo de movimentação de materiais no interior do depósito.
A dinâmica do armazém
A dinâmica de um armazém consiste basicamente em receber, movimentar, estocar/armazenar, movimentar e expedir, e, para que isto ocorra há que se dimensionar com a maior exatidão as áreas correspondentes a este processo.
RODRIGUES (2007), afirma que um dos princípios básicos da armazenagem é o planejamento que consiste em:3
Avaliar previamente a área de armazenagem antes de aceitar a