resumo de o evolucionismo cultural de celso castro
Em “O Príncipe” Nicolau Maquiavel afirma que a busca pela conquista e manutenção do poder é o que dinamiza a política. A obra consiste em um tratado sobre governo, uma espécie de manual de conselhos práticos para governantes (STRECKER, 2007).
Ainda conforme o filósofo, a política está apartada da ética. Desse modo, a postura do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, de tratar as manifestações contra o aumento da passagem do transporte urbano como caso de polícia, se coaduna com o pensamento de Maquiavel, embora vá de encontro à opinião popular. O governador deseja se manter no poder e à medida que a opinião pública volta-se contra ele, esse se adapta no discurso, legitimando a máxima de Maquiavel que infere que o político para ser bem sucedido deve saber o que fazer e o que dizer em cada situação vivenciada.
A mudança no comportamento do Governador ocorreu devido às pressões de diversos setores da sociedade, inclusive do Executivo Federal, temeroso das consequências das ações populares no contexto da Copa das Confederações. E das supostas reverberações internacionais, já que o Brasil foi eleito sede da Copa do Mundo de 2014.
Sobre a continuidade das manifestações, embora o Movimento Passe Livre tenha sido atendido na pauta principal do não aumento da passagem, outras demandas, inclusive de caráter secundário passaram a ser expostas no movimento que inicialmente popular, conta hoje com a adesão de diversos setores, tais como a classe média. A mídia oscila entre a crítica a ação popular, o elogio às massas e a propaganda negativa do governo.
Ainda que se desconheça a real intenção da adesão de setores sociais que antes torciam pelo silêncio do povo, é importante a maciça participação de toda sociedade nesse momento em que todos parecem compartilhar de pautas de interesse coletivo, ao menos no que tange à liberdade política de expressar opiniões democraticamente. O que para Maquiavel é altamente reprovável, afinal esse