Controle de processos: um estudo sobre os métodos de controle, baseados nas estruturas organizacionais adotados pelas micro e pequenas empresas (mpes) de palmas.
8193 palavras
33 páginas
CONTROLE DE PROCESSOS: UM ESTUDO SOBRE OS MÉTODOS DE CONTROLE, BASEADOS NAS ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS ADOTADOS PELAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (MPEs) DE PALMAS. Victoria Maria Ferreira Diniz¹ Robson Feitosa Leal Morais² Docente: Dr. Flávio Augustus RESUMO O presente artigo tem como objetivo, avaliar a natureza das Micro e Pequenas Empresas (MPEs), e qual o modelo de implementação e controle de processos usados internamente. Tendo em vista que as empresas vem sofrendo constantes mudanças no seu modelo de organização e inter relação, além disso visa também avaliar a adequação e dificuldades dessas empresas no âmbito regional, frente a esses novos modelos de organizações emergentes. Um modelo de controle bem elaborado, prima pela otimização dos serviços oferecidos pela empresa, atrelado á facilidade de se manter muito mais competitiva no mercado, em que hoje se encontra suscetível de concorrência em meio à globalização. Para isso buscou-se por meio pesquisas bibliográficas, o embasamento para analisarmos como estas empresas estão estruturadas e organizadas, e quais são os modelos de controles adotados internamento no ambiente de trabalho. Com o estudo da pesquisa pôde-se perceber quais as concepções de departamentalização que os Micro empresários possuem, e se os mesmos, ainda vislumbram seu uso.
PALAVRAS - CHAVES: MPE´s, Controle de processos-Departamentalização-Organização. 1. INTRODUÇÃO O modelo de administração atual teve seu inicio no governo de Getulio Vargas se estendendo de forma mais vigorosa no governo de Juscelino Kubistchek com a ascensão da industrialização no Brasil, que se considerou tardia frente aos demais países. Contudo necessitou- se de mão de obra especializada e capacitação técnica para enfrentar a industrialização que estava emergente, sendo assim, buscou-se modelos estrangeiros, em especial americanos. Com esse surto industrializante as empresas ficaram mais complexas uma vez que