Loliloli

1039 palavras 5 páginas
Retrato O retrato é uma descrição que recebe o nome do objeto descrito. É a pintura física ou psicológica de uma pessoa e consiste em exprimir ação, movimento e vida. Assim, fazer um retrato é escolher e fixar o que, para nós, há de mais significativo num ser humano (...). É um bom exercício para desenvolver a capacidade de observação. Tipos:
O retrato físico dá-nos a conhecer os traços característicos do indivíduo e assenta no aspeto geral, nas diferentes partes do corpo, particularmente no rosto, no vestuário e nos gestos.
O retrato psicológico constrói-se com as marcas do caráter e da personalidade de uma personagem: sentimentos, pensamentos e atitudes. Indica as suas qualidades e os seus defeitos, diz o que ela faz ou não faz, mostra-a em ação, apresenta-a a falar ou põe outros a falar dela, por vezes, tenta-se mostrar o retrato psicológico através do retrato físico. 1. No texto anterior afirma-se que "fazer um retrato é escolher e fixar o que, para nós, há de mais significativo num ser humano". Partindo desta ideia, observa e interpreta os retratos que se seguem, percorrendo os seguintes passos:
a. análise dos aspetos físicos mais salientes ou significativos;
b. descrição objetiva;
c. impressão global produzida;
d. comentário pessoal, prevendo possíveis características psicológicas das figuras a partir dos seus traços físicos.

Retrato – texto em que se representa verbalmente uma personagem. | Introdução | – Indicar a personagem a descrever.
– Situar a personagem relativamente ao espaço.
– Assumir um tipo de registo: objetivo/subjetivo. | Desenvolvimento | – Caracterizar a personagem tendo em conta: ●uma perspetiva fixa/móvel;
●uma perspetiva geral/de pormenor.
– Apresentar globalmente a personagem através de traços dominantes ou – Selecionar traços particulares distintivos, relativos ao aspeto físico, aos sentimentos e ao comportamento.
– Caracterizar cada um dos aspetos selecionados (a cor dos olhos, a expressão do

Relacionados