ONU SEUS FUNDAMENTOS
Uma das soluções encontradas para amenizar a precária situação que se enfrentava foi a integração regional através da formação de blocos econômicos. O MERCOSUL foi então criado, porém muito pouco avançou em seu processo de integração.
Com o desenvolvimento do comércio mundial a partir do século XIX e principalmente após a Segunda Guerra Mundial, surgiram as instituições de ajuda financeira internacionais e os acordos que regulariam as trocas comerciais no mundo. Com o passar do tempo, percebeu-se que as assimetrias entre as diversas economias mundiais foram acentuadas, pois a ação dessas instituições financeiras parecia atender em maior grau aos interesses dos países mais desenvolvidos economicamente, em detrimento dos interesses dos de economia subdesenvolvida.
O fato é que a América do Sul, neste contexto, sofreu com o tamanho limitado de seus mercados internos, que pouca influência tinha diante de países muito mais avançados tecnologicamente, com parque industrial mais desenvolvido e com grande participação no mercado internacional, como
Estados Unidos e grande parte da Europa. Cada país sul americano, sozinho, era incapaz de competir em igualdade, pois a maioria tinha desenvolvimento anual muito baixo, destacando-se apenas Brasil, Argentina e Venezuela, que tinham desenvolvimento não avançado, mas ainda assim em melhores condições que os demais, devido às riquezas naturais de seus territórios, que também são os maiores da região.
Uma das soluções encontradas para amenizar a precária situação que se enfrentava foi a integração regional