Estudante
Um resumo pode também, para ser completo, responder as perguntas: Por que o estudo foi realizado? Como o estudo foi conduzido? Quais foram os resultados obtidos? O que os resultados do estudo significam? Ele deve ter em média 250 palavras.
RESUMO: Depressão em universitários de Itajubá (Minas Gerais)
Este resumo, considerando os aspectos abordados por SOUSA, DRIESSNACK, FLÓRIA-SANTOS (2006) contem apenas as informações: Propósito, Metodologia e Resultados. Como é um resumo de uma pesquisa parcial, ele não possui Conclusão.
O propósito deste texto é “reconhecer a prevalência da depressão entre os universitários de Itajubá”.
A metodologia utilizada foi “amostra composta de 352 acadêmicos de três áreas (humanas, biológicas e exatas) e compararam-se sintomas depressivos entre elas. Para isso foi utilizado o Inventário de Depressão de Beck”.
Os resultados obtidos foram “em média, o valor de 4,3% de depressão na amostra estudada, sendo que, na área de humanas, esse valor foi de 7,9%; na área de biológicas, foi de 2,2% e, na de exatas, 4,7%. Ao comparar, estatisticamente os dados coletados nas três áreas, com intervalo de confiança de 95%, não houve significância estatística, sendo p = 0,08. O mesmo ocorreu quando comparadas as áreas de biológicas e exatas (p=0,15) e exatas e humanas (p=0,31); ao comparar as áreas de humanas e biológicas (p=0,02), foi atingida a significância estatística. Irritabilidade e culpa são fatores que merecem destaque na pesquisa realizada. São emoções comuns, que aparecem, freqüentemente, nas várias síndromes psiquiátricas. Irritabilidade e culpa não são apanágio da depressão; contudo, a culpa, particularmente, é elemento psicodinâmico que