Obtenção
INTRODUÇÃO
O metal níquel é dútil e resistente à corrosão. Ocorre na natureza em combinação com arsênio, antimônio e enxofre. Apresenta condutividade elétrica e térmica elevadas. Em solução aquosa, o estado de oxidação 2+ é o mais importante, sendo pouco comuns as reações de oxidação de 2+ para 3+.
O íon Ni(II) em solução aquosa acha-se coordenado à seis moléculas de água em uma geometria octaédrica, formando o íon complexo [Ni(H2O)6]2+, de cor verde.
A reação de formação do complexo cloreto de haxaaminoníquel(II) resulta da troca de moléculas de água por moléculas de amônia, no complexo octaédrico [Ni(H2O)6]2+:
[Ni(H2O)6]2+(aq) + 6 NH3(aq) → [Ni(NH3)6]2+(aq) + 6 H2O
O cloreto de haxaaminoníquel(II), [Ni(NH3)6]Cl2, é um sólido (cristais de cor azul-violeta) com estrutura cristalina cúbica, solúvel em água e em solução aquosa de amônia, mas insolúvel em amônia concentrada, álcool etílico e éter.
Este complexo decompõe-se pelo aquecimento liberando amônia, transformando-se em um sólido de cor verde. O mesmo acontece com sua solução aquosa, que muda de azul-violeta para verde com o aquecimento.
OBJETIVOS
Obtenção e caracterização do cloreto de haxaaminoníquel(II).
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Obtenção do [Ni(NH3)6]Cl2
1 - Prepare uma solução amoniacal de NH4Cl da seguinte forma: - Meça 5 mL de NH4OH conc. E coloque em um béquer; - Dissolva NH4Cl pouco a pouco até saturar a solução; - Transfira para uma proveta e complete o volume para 10 mL com NH4OH conc.
2 - Deixe esta solução em repouso até o momento do uso, tampada com um vidro de relógio.
3 - Pese 5 g de NiCl2.6H2O, coloque em um béquer pequeno e adicione água destilada, gota a gota, com agitação, em quantidade mínima, até dissolver todo o sal.
4 - Adicione gradualmente 25 mL de solução concentrada de amônia. Neste ponto, a cor da solução deve mudar para azul.
5 - Esfrie a solução em água corrente e adicione 10 mL de