Obtenção de hidrogênio
Relatório 1 apresentado à Disciplina de Química Inorgânica Experimental, Departa-mento de Química da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR – CAMPUS FAFIUV Acadêmica: Professor
União da Vitória, 24 de fevereiro de 2014
1. TÍTULO: Obtenção de hidrogênio
2. OBJETIVO:
O objetivo desta experiência é obter hidrogênio gasoso a partir de reações entre zinco e alumínio e soluções de ácido clorídrico e hidróxido de sódio.
3. INTRODUÇÃO
O hidrogênio é preparado em grande escala por diversos métodos. A escolha do melhor método de obtenção do hidrogênio depende da quantidade que se quer produzir e do seu grau de pureza. O método mais comum de preparação de hidrogênio em laboratório é a reação de ácidos diluídos com metais ou de um álcali com alumínio.
HIDROGÊNIO
No estado natural e sob condições normais, o hidrogênio é um gás incolor, inodoro e insípido. Na sua forma estável, ele existe sob a forma de moléculas diatômicas, H2, que é a mais leve das moléculas conhecidas. Como só existem em quantidades mínimas na natureza, o hidrogênio deve ser preparado por reações químicas dos compostos que o contenham, como: água, alguns ácidos, algumas bases, além dos hidrocarbonetos.
Para a preparação de hidrogênio a partir de ácidos em laboratório, inicialmente requer a escolha correta dos ácidos, onde os mais convenientes são os ácidos não-oxidantes como o H2SO4 diluído e o HCI diluído ou concentrado, que reagem com muitos metais sem oxidar o hidrogênio formado. A escolha do metal é importante e deve-se levar em consideração a relação de eletropositividade do metal (Série Eletromotriz dos metais), onde a eletropositividade do metal deve ser inversamente proporcional a concentração do ácido.
Para a preparação de hidrogênio a partir de bases, ou seja, soluções aquosas de bases fortes (bases de metais alcalinos), apenas os metais como zinco, alumínio e estanho reagem produzindo hidrogênio