obtencao hidrogenio
Produzir o hidrogênio através de uma reação com um metal e um ácido.
2. Introdução O hidrogênio é o primeiro elemento da Tabela Periódica e apresenta características únicas. O hidrogênio é bastante reativo, por exemplo, ele queima no ar formando água, em uma reação com o oxigênio liberando uma grande quantidade de energia. Sua estrutura se assemelha, de certo modo, a dos metais alcalinos e também a dos halogênios (adquirem um elétron formando íons negativos, não é típico do hidrogênio forma íons negativo embora ele formasse hidretos iônicos M+ e H-).
O hidrogênio é o elemento mais abundante do universo. O universo é constituído por 92% de hidrogênio, 7% de Helio e 1% dos outros elementos. No entanto, é pequena a abundância do hidrogênio na crosta terrestre. O hidrogênio é o décimo elemento mais abundante na crosta terrestre. Contudo ocorre também em grandes quantidades nas águas dos oceanos, compostos contendo hidrogênio é muito abundante, principalmente em água, matéria viva, compostos orgânicos, combustíveis fósseis. O hidrogênio forma mais composto que qualquer outro elemento.
A obtenção de hidrogênio, é obtida por diversos métodos. O primeiro método pode ser obtido em grande escala e baixo custo passando-se após de água sobre coque aquecido de rubro. O produto obtido é o gás d’água, ou seja, uma mistura de Co e H2 trata-se de combustível industrial, pois é fácil de e obter e queima liberando uma grande quantidade de calor. Não é fácil obter o H2 puro a partir do gás d’água, pois a remoção de Co é difícil. Em seguida vem o segundo método que pode ser obtida pelo processo de reformação a vapor. O hidrogênio é utilizado dessa maneira no processo Haber de síntese de NH3 e para a hidrogenação de óleo. Hidrocarbonetos leves, como metano, são misturados com vapor de água e passado sobre um catalisador de níquel a 800º-900ºC. No terceiro método, em refinarias de petróleo, misturas natural de hidrocarbonetos de elevado peso molecular , tais como