ATIVO INTANGÍVEL: Pesquisa e desenvolvimento: uma análise de como estão sendo contabilizados pelas companhias de capital aberto

3927 palavras 16 páginas
Amália Naldi Januário
Universidade Estadual de Londrina
Everton Diego Rocatelli
Universidade Estadual de Londrina
Stefani Tuani O. Souza
Universidade Estadual de Londrina

ATIVO INTANGÍVEL: Pesquisa e desenvolvimento: uma análise de como estão sendo contabilizados pelas companhias de capital aberto nos setores de Bens Industriais e Construção e Transportes listadas na BM&FBOVESPA.

Orientador: Prof. Elvis A. Bim

Londrina
2014

1. INTRODUÇÃO.

O CPC 04 (R1), que foi aprovado em Dezembro de 2010, tornando-se obrigatório para as companhias de capital aberto, define Ativo Intangível como um ativo não monetário identificável e sem substância física. Porém, para serem reconhecidos como ativo intangível, estes ativos precisam atender aos critérios de identificação, de controle e da existência de benefícios econômicos futuros e caso os gastos não atendam todos esses critérios, deverão ser lançados como despesa quando incorridos.
Um Ativo Intangível só será reconhecido, se for provável que os benefícios econômicos futuros esperados atribuíveis ao ativo, serão gerados em favor da entidade e o custo do ativo possa ser mensurado com confiabilidade. O Ativo Intangível deve ser mensurado de início de acordo com o seu custo. As mensurações do valor quantitativo monetário dos ativos intangíveis se tornam difíceis por serem incorpóreos. Há uma dificuldade grande por parte das empresas em fazer previsões de benefícios futuros prováveis que eles gerarão.
O intangível deve figurar no Balanço Patrimonial das empresas, como subgrupo de Ativo não circulante, somente se seu valor for mensurado com segurança, for provável os benefícios gerados por este ativo em favor da entidade e se, a partir dos critérios supracitados, é identificável e separável do patrimônio da entidade e vendido, transferido, alugado, entre outros.
Os intangíveis que são adquiridos por meio de uma compra ou desenvolvidos internamente na empresa por meio de gastos

Relacionados

  • Trabalho
    1651 palavras | 7 páginas
  • LEI 11638
    5874 palavras | 24 páginas
  • Capital intelectual
    3566 palavras | 15 páginas
  • Trabalho sobre as alterações das leis
    6730 palavras | 27 páginas
  • Trabalho
    4683 palavras | 19 páginas
  • trab cont
    14982 palavras | 60 páginas
  • Normasdacontabilidade
    6001 palavras | 25 páginas
  • IMPACTO DA LEI 11.638/07 NA EVIDENCIAÇÃO E MENSURAÇÃO DE INTANGIVEIS – UMA ANALISE EM COOPERATIVAS AGROPECUÁRIAS DO RS
    7924 palavras | 32 páginas
  • ativos intangiveis
    6770 palavras | 28 páginas
  • AMBEV
    11002 palavras | 45 páginas