obtenção do hidrogenio
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT
ACADÊMICAS: MARIANA, RAFAELA
DISCIPLINA: QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL
PROFESSOR: FERNANDO
CURSO: QUÍMICA 1. TÍTULO
Experiência número 01 – Obtenção do Hidrogênio. Realizada dia 31 de julho de 2012.
2. OBJETIVO(S)
A realização da experiência tem como objetivo obter gás hidrogênio no âmbito laboratorial, a partir de reações de oxidação e oxirredução.
3. RESUMO O Gás hidrogênio é obtido por ação dos metais sobre a água, soluções ácidas e soluções de bases. São utilizados apenas os metais que na série eletroquímica (ordem crescente de reatividade) estão colocados acima do Hidrogênio, dispondo assim, dos elementos em ordem decrescente de reatividade.
4. INTRODUÇÃO
Em relação à estrutura atômica, o hidrogênio possui uma das mais simples dentre todos os elementos químicos. No seu núcleo há um próton com carga +1, com um elétron que possui a configuração eletrônica 1s¹. Para se tornar estável, ou seja, para obter o número completo de elétrons da camada de valência (no caso do hidrogênio, são dois elétrons na última camada); o hidrogênio pode formar uma ligação covalente (compartilhamento de um ou mais pares de elétrons), perder um elétron para formar o cátion H+ ou "ganhar" um elétron, formando o ânion H-. O hidrogênio é um gás, com baixa densidade, incolor e pode ser considerado quase insolúvel em água. A molécula de hidrogênio é diatômica, H2, e seus dois átomos se ligam através de uma ligação covalente. A molécula de hidrogênio possui alta estabilidade e pouca tendência a se dissociar, pois a dissociação é um fenômeno altamente endotérmico. Para demostrar as forças de interação envolvidas na interação covalente entre os dos átomos de hidrogênio pode- se utilizar o seguinte gráfico:
Curva de energia potencial para o H2 (1nm = 10-9 m). No gráfico, demostra- se a curva da energia potencial (Ep). A energia potencial pode ser definida como uma