a vida
Australopitecídeos-
Afarensis- Viveram a mais ou menos 4 milhões de anos. Possuíam postura bípede ereta ou semi-ereta, altura média de 1,07cm a 1,52cm, sendo que existia uma diferença elevada entre o tamanho da fêmea e o macho, possuíam testa pequena, estrutura forte sobre os olhos, nariz e sem queixo, molares bem desenvolvidos e capacidade craniana de 335 a 350 cm³. O cranio é bem parecido ao do chimpanzé, executando a dentição mais próxima a humana.
A pélvis e o osso das pernas são parecidos com o homem, não deixando dúvida quanto a bípedia, e as mãos são semelhantes as humanas o que facilitava a retirada de frutos das árvores. Se alimentavam principalmente de frutos e legumes.
Africanis- É uma espécie antiga, que viveu entre 2 ou 3 milhões de anos.
Semelhante ao Afarensis, sendo bípede. O tamanho do cérebro foi provavelmente maio entre 420 e 500 cm³, isto significa, um pouco maiores que a dos chimpanzés, mas não o suficiente para permitir o desenvolvimento da fala.
Os dentes posteriores são maiores que os afarensis, e , apesar de terem dentes e maxilar maiores que os humanos, se assemelham muito aos mesmos se comparados aos macacos. O maxilar não tem formato parabólico, como os humanos e os caninos são menores em relação aos afarensis. Tinham no máximo 120cm, e pesavam de 27 a 30kg.
Possuíam alimentação onívora, e como os afarensis, estes também possuíam diferenças significativas de tamanho entre o macho e a fêmea.
Pithecanthropodus erectus-
Se formou através da evolução dos australopitecídeos.Algumas características são o crânio baixo, largo e alongado capacidade craniana entre 750 e 1250 cc, área da nuca estendida para fixação muscular.Eram bípedes, de posição ereta, dentição semelhante ao homem atual, possuíam mandíbula maior que o australopitecos e mediam de 1,40 a 1,70.
crânio baixo, largo e alongado.
Crista sagital mediana1.
Arcadas superciliares.
Constrição pós-orbital.
Contorno frontal