vida vida
O livro, Cidadania no Brasil- O Longo Caminho, escrito pelo professor José Murilo de Carvalho, trata da trajetória da construção dacidadania no Brasil a partir de sua independência, em 1822. Segundo o autor, “tornou-se costume desdobrar a cidadania em direitos civis, políticos e sociais” , neste ordem. Esta distinção foi propostainicialmente por T.A.Marshall. Os direitos civis garantem a vida em sociedade, os direitos políticos garantem a participação no governo da sociedade e os direitos sociais garantem a participação na riquezacoletiva da sociedade. Segundo Marshall, esta seqüência não é apenas cronológica, mas também lógica .
O capítulo em questão, Primeiros Passos (1822-1930), discorre sobre os 108 anos da história doBrasil desde sua independência até o final da Primeira República, em 1930. Segundo o autor, a construção da cidadania no Brasil não seguiu a mesma seqüência proposta por Marshall. Segundo ele, “entrenós o social precedeu os outros” . Neste capítulo ele argumenta o tema da seguinte maneira: primeiro, ele retrocede ao período do descobrimento até a independência (1500-1822), pois existem algunselementos neste período que deixaram marcas distintas na construção da cidadania nacional, a saber: a dominação portuguesa, a exploração dos recursos naturais, o extermínio dos índios, o latifúndio e amonocultura escravagista; segundo, ele avalia a partir de 1822, onde, efetivamente, mesmo de forma lenta, inicia-se com os direitos políticos à frente a trajetória da cidadania; e, por fim, ele descreveos grandes empecilhos que a herança colonial impôs aos direitos civis, base para o desenvolvimento lógico da cidadania, segundo Marshall.
Em seu período inicial (1500-1822), os colonizadoresportugueses nos legaram um gigante territorial, mas também uma população analfabeta, uma sociedade escravocrata, uma economia monocultora e um Estado absolutista . Sem dúvida, segundo o autor, o fator