OBJETIVOS
Insuficiência Cardíaca
É a capacidade do coração de bombear sangue o suficiente para satisfazer as necessidades de oxigênio e nutrientes dos tecidos. É considerada uma condição muito grave e que implica grandes riscos.
A Insuficiência cardíaca é uma doença crônica de longo prazo, embora possa, às vezes, se desenvolver repentinamente pode afetar apenas um dos lados do coração, lado direito ou esquerdo. São as chamadas insuficiências cardíaca direita ou esquerda. Cada vez mais, ambos os lados do coração estão sendo afetados.
A insuficiência cardíaca está presente quando há as seguintes alterações:
O músculo cardíaco não consegue bombear ou ejetar o sangue para fora do coração adequadamente. Esta é a chamada insuficiência cardíaca sistólica; os músculos do coração ficam rígidos e não se enchem de sangue facilmente. Esta é a insuficiência cardíaca diastólica; ambos os problemas significam que o coração não consegue mais bombear sangue suficiente rico em oxigênio para o resto do corpo, especialmente quando você se exercita ou está ativo.
Como a função de bombeamento do coração está comprometida, o sangue pode retornar a outras áreas do corpo, causando acúmulo de líquido nos pulmões, fígado, trato gastrointestinal, braços e pernas. Conseqüentemente, falta oxigênio e nutrientes para os órgãos, prejudicando e reduzindo sua capacidade de trabalhar adequadamente.
Possivelmente, a causa mais comum de insuficiência cardíaca é a doença arterial coronariana (DAC), um estreitamento dos pequenos vasos sanguíneos que fornecem sangue e oxigênio ao coração. Para obter mais informações sobre a doença e fatores de risco, consulte: Doença arterial coronariana.
Outras complicações que podem causar insuficiência cardíaca são:
Cardiopatia congênita, Ataque cardíaco, Doença das válvulas cardíacas
Alguns tipos de anormalidades do batimento cardíaco (arritmias)
Doenças como enfisema, anemia severa, hipertireoidismo ou hipotireoidismo também podem causar insuficiência