Objetivo
A técnica de semeadura permite que o cultivo destes microrganismos nos meios de cultura. A escolha da técnica para o cultivo de microrganismo varia de acordo com o tipo de meio de cultura e a finalidade do cultivo. O estudo das bactérias necessita normalmente do seu prévio isolamento e identificação. Para tanto diversos meios de cultura são utilizados. Define-se como meio de cultura uma mistura de nutrientes, incluindo fontes de carbono, nitrogênio, sais minerais e água, que proporcionam o crescimento in vitro de bactérias. A inoculação das bactérias em diferentes meios de cultura envolve várias técnicas de semeadura. Toda a manipulação de cultura bacteriana, meios e instrumental necessário deve ser feita seguindo- se procedimentos básicos de assepsia e antissepsia, visando evitar qualquer tipo de contaminação.
Fundamento da técnica
Observar a importância destes meios, visto que apresentam características de inibirem o crescimento de certas bactérias e diferenciar outras com base no seu metabolismo.
Objetivo da bactéria
Obter colônias isoladas, o que permite distinguir os diferentes microrganismos em um material ou cultura microbiana avaliando sua capacidade de crescimento ou não no meio de cultura.
Material
1. Alça bacteriológica
2. Lamparina
3. Amostra de bactérias (colônias) 4. Ágar MacConkey e Ágar Cled
Métodos
1. Com a alça bacteriológica devidamente esterilizada coletou-se amostras de bactérias.
2. Utilizando a técnica de distensão do inoculo por estrias, foi semeado a amostra de bactérias nos Ágares Cled e MacConkey.
3. Incubou-se os meios de cultura.
Resultados
Houve um crescimento de gram negativas, devido o meio usado o Ágar MacConkey. Algumas colônias do mesmo apresentaram coloração rosada, devido o Ágar MacConkey ser um meio seletivo que permite o crescimento de bactérias gram negativas e inibição de gram positivas.
Conclusão
Um isolamento bem feito é fundamental no processo de identificação das bactérias, visto que a área de