objetivo
5.7 OBJETIVOS (Para quê? e para quem?) A definição dos Objetivos determina o que o pesquisador quer atingir com a realização do trabalho de pesquisa. Objetivo é sinônimo de meta, fim. Alguns autores separam os Objetivos em Objetivos Gerais e Objetivos Específicos, mas não há regra a ser cumprida quanto a isto e outros autores consideram desnecessário dividir os Objetivos em categorias. Um macete para se definir os Objetivos é colocá-los começando com o verbo no infinitivo: esclarecer tal coisa; definir tal assunto; procurar aquilo; permitir aquilo outro, demonstrar alguma coisa etc..
Propósitos de estudo - devem ser sintéticos e com clareza
Geral - (práticos) o que se pretende alcançar, visão global
Relacionado a idéia central que serve de “fio condutor” no estudo proposto de fenômenos e eventos particulares: encontra-se ligado à compreensão geral do todo, vinculando-se diretamente à própria significação do trabalho que se propôs defender e explanar.
Específicos - aplicação do objetivo geral, para cada situação específica. É a busca do problema. Em âmbito mais restrito, compreende etapas intermediárias, que, sob aspectos instrumentais, permitem o objetivo geral. Objetivos esclarecem o que se deseja alcançar com a pesquisa. Em regra, são redigidos numa única frase, que começa com um verbo no infinitivo indicando uma ação (identificar, caracterizar, analisar, comparar, descrever, verificar, classificar, discriminar, formular, medir etc.). O objetivo geral está relacionado com o conteúdo do tema, com a indicação do resultado pretendido pela pesquisa; ele está ligado a uma visão global e abrangente do tema e define o que o pesquisador pretende alcançar com a execução da pesquisa. Já os objetivos específicos possuem caráter mais concreto, mais instrumental e específico mesmo, voltados ao atendimento de questões mais particulares da pesquisa, com as etapas, com as fases do