Administração Ciêntifica
O artigo se propõe a esclarecer e apontar as principais características da Administração Cientifica desenvolvida por Frederick Winslow Taylor e também relacionar esses estudos as organizações da atualidade. As pesquisas de Taylor ambicionavam o aumento da produtividade aliado a eficiência na realização das tarefas, para conseguir tal objetivo Taylor desenvolveu a um método que ganhou o nome de estudo dos tempos e movimentos. Esse método consiste em pagamentos de incentivos como forma de motivação, períodos de descanso e a fadiga. O principal desdobramento de toda essa abordagem cientifica da administração foi a alavancagem das organizações tornando – as mais eficazes. Todo esse conhecimento adquirido através da metodologia aplicada no “Taylorismo” tem forte impacto na forma de organização em todas as corporações do século XXI.
O Taylorismo e o Fordismo surgem e desenvolvem a partir do inicio do século XX num período pós segunda revolução industrial, nesse contexto histórico, existe uma série de avanços tecnológicos que melhoraram muito a qualidade de vida das pessoas e ajudaram a aumentar a produção das indústrias, dentre algumas invenções que marcaram esse período podemos citar o surgimento do automóvel, telefone, rádio, válvula eletrônica, lâmpada elétrica, motor de combustão interna, entre outros tantos inventos que marcaram todo esse período, e influenciou diretamente o modo de organizações que conhecemos atualmente.
Outras características que são peculiares há esse tempo onde emergiram esses grandes conceitos desenvolvidos por Frederick Taylor e Henry Ford, é o fato do êxodo rural, onde as grandes cidades começam a receber imigrantes provenientes das áreas rurais, os mesmos em sua maior parte atraídos pelos empregos gerados através das grandes indústrias. É importante citar também que foi justamente nesse período que o carvão mineral que era a grande fonte de energia, começa a ser substituído pelo gás e pelo petróleo que passam a ter cada vez mais