administração cientifica
A Administração Cientifica iniciou no fim do século XIX e inicio do século XX ,é um modelo de administração criado pelo americano Frederick Taylor, com intuito de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos.
Taylor buscava uma forma de aumentar a produtividade fazendo que os trabalhadores produzissem mais em menos tempo, sem aumentar os custos de produção da empresa ,ele percebeu que no sistema de gestão da época tinha muitas falhas , uma delas era a falta de padronização dos métodos de trabalho ,o desconhecimento por parte dos administradores do trabalho dos operários e a forma de remuneração utilizada nas empresas.
O trabalho de Taylor foi dividido em dois período
Primeiro Período :Em 1903 ele publicou o seu primeiro livro, “Administração de oficinas” que pela primeira vez ele mostrou suas teorias .O instrumento para racionalização do trabalho dos operários era o estudo de tempo e movimentos ,os movimentos desnecessário eram apagados ou trocados por outros eficazes, os funcionários eram treinados na função especifica para melhora a eficiência e rendimento e o aumento de salario deveria ser feita com base na produção alcançada, pois assim eles teriam incentivo para produzir mais .
Organização Racional do Trabalho “ORT”
A Organização Racional do Trabalho procurava eliminar movimentos inúteis. Taylor achava que os trabalhadores não tinham capacidade para analisar cientificamente o seu trabalho e estabelecer um método mais eficiente .
A “ORT” Pregava:
Analise do trabalho e estudos dos tempo e movimento : eliminar movimentos desnecessário, fazendo que os operários fizessem suas atividades em menor tempo e com qualidade buscando o aumento da produção de forma mais eficiente
Estudo da Fadiga humana: A Fadiga “cansaço” acabava diminuindo a produtividade e a perda de qualidade, poderia ocorrer acidentes e doenças.
Divisão do trabalho e especialização do trabalhador
Incentivo salarial e prêmios de produção