ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA
TRABALHO DE ORGANIZAÇÃO DE EMPRESAS
Maceió, 23 de setembro de 2013
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas – Campus Maceió
TRABALHO DE ORGANIZAÇÃO DE EMPRESAS
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
Trabalho elaborado para a disciplina de Organização de Empresas, solicitado pelo professor Anderson Rodrigues Gomes, feito pelos alunos: Anderlan do Nascimento Oliveira, Islani Camila Marques da Silva, Luan Ives Rodrigues, Ricardo Emídio Lessa Santos; do 1° período do curso Sistemas de Informação.
Maceió, 23 de setembro de 2013
Introdução
O surgimento da Administração Científica está diretamente ligado ao contexto norte-americano da virada do século XX. Com o fim da Guerra da Secessão, a indústria expandiu-se aceleradamente, o que gerou preocupações também com o aumento da eficiência nos processos de produção. Este aumento na eficiência seria conseguido, de acordo com os proponentes da Administração Científica, com a racionalização do trabalho.
Os pilares da chamada escola de Administração Científica foram estabelecidos por Frederick Taylor. Taylor começou sua carreira como operador de máquina na Midvale Steel, uma indústria da Filadélfia, e ali fez carreira até o posto de engenheiro. Graças à sua experiência na linha de produção, Taylor passou a dedicar-se a estabelecer rigorosa observação das habilidades e métodos usados pelos operários na Midvale. Esta observação era informada por critérios tidos por científicos, ao contrário da prática administrativa até então usual pouco fazia uso da pesquisa metódica, fiando-se mais no senso comum.
Dois livros de Taylor deste período trazem os primeiros esboços de seu modelo administrativo: A Piece Rate System (Um sistema de preço por peça, 1895) e Shop management (Administração de Oficinas, 1903, apresentado à Sociedade dos