Administração Científica
Aline Oliveira
Angélica Hartmann
Fernanda Antunes
Gean Marcos silva Damaceno
Patrícia Muniz
Tamara da Silva
TEUTÔNIA, 30 DE ABRIL DE 2013
ORIGEM DA TEORIA A administração científica é um modelo de administração criado pelo americano Frederick Winslow Taylor, juntamente com a ASME (Sociedade Americana dos Engenheiros Mecânicos), no fim do século XIX e início do século XX. A teoria se baseia na aplicação do método científico na administração para resolver os problemas e garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos.
ESTUDIOSO/CRIADOR DA TEORIA Frederick Winslow Taylor nasceu na Pensilvânia, no ano de 1856. Vinha de uma família rica e por influência da família, iria cursar Direito na faculdade. Porém esta não era a sua vontade e indo contra todos os preceitos, tornou-se um trabalhador manual, começando a trabalhar em uma fábrica de bombas hidráulicas e foi lá que começou a perceber a maneira como as coisas funcionavam e os problemas que prejudicavam a produção.
Após esta experiência trabalhou em uma usina siderúrgica, na qual começou como operário e terminou como engenheiro chefe, voltando assim aos estudos, desta vez na engenharia e foi durante esse período de estudo e trabalho que ele começou a delinear os primeiros princípios do que viria a ser a administração científica.
Sua próxima experiência foi em uma fábrica de papel na qual foi gerente e ao fim desta tornou-se consultor, serviço o qual propunha solucionar os problemas enfrentados com o “chão de fábrica”. Dentro desta consultoria começou a trabalhar exclusivamente para uma só empresa siderúrgica, na qual expandiu sua teoria e criou novas formas de lidar com o aço.
A partir de 1901, dedicou-se exclusivamente a divulgação de suas ideias, criando em 1910 a Sociedade para a Promoção da Administração Científica. Faleceu no ano de 1915.
Contribuíram ainda para a criação da Administração Científica: Frank e