obtenção
O meio ácido é caracterizado pela presença de íons H+ gerados pela ionização. Os ácidos considerados fortes liberam H+ com maior facilidade.
Para saber se um ácido é forte, fraco ou moderado, precisamos analisar a relação entre o número de moléculas ionizadas e o número total de moléculas dissolvidas. Esse valor pode variar de 0 a 1 e também pode ser expresso em porcentagem, variando de 05 a 100%. Se o valor do grau de ionização for maior que 50% ou >2, o ácido é considerado um ácido forte, se for menor que 5% ou =0, será um ácido fraco; mas, se for maior que 5% ou =1 e menor que 50%, é um ácido moderado, também chamado de ácido semi-forte.
http://www.mundoeducacao.com/quimica/forca-acida.htm http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/medindo-forca-dos-acidos.htm http://www.infoescola.com/quimica/acidos-fracos/
Procedimento Química Geral
Com o auxilio de uma proveta, adicionamos 20ml de acido clorídrico em um erlenmeyer, adicionamos magnésio e fechamos rapidamente com o auxilio de bexiga. Agitamos por 2 minutos e anotamos os resultados.
Com o auxilio de uma proveta, adicionamos 20ml de acido fosfórico em um erlenmeyer, adicionamos magnésio e fechamos rapidamente com o auxilio de bexiga. Agitamos por 2 minutos e anotamos os resultados.
Com o auxilio de uma proveta, adicionamos 20ml de acido oxálico em um erlenmeyer, adicionamos magnésio e fechamos rapidamente com o auxilio de bexiga. Agitamos por 2 minutos e anotamos os resultados.
Com o auxilio de uma proveta, adicionamos 20ml de acido sulfúrico em um erlenmeyer, adicionamos magnésio e fechamos rapidamente com o auxilio de bexiga. Agitamos por 2 minutos e anotamos os resultados.
Com o auxilio de uma proveta, adicionamos 20ml de acido acético em um erlenmeyer, adicionamos magnésio e fechamos rapidamente com o auxilio de bexiga. Agitamos por 2 minutos e anotamos os resultados.