a importancia da etica
Em tempos modernos onde a era industrializada cresce em um ritmo acelarado com inúmeras inovações tecnológicas, é raro querer falar-se de conduta ética perante a construção de uma sociedade. Afinal de contas, o que é ética e até que ponto ela é essencial para o desenvolvimento de uma nação?
Antes de tudo, para falar-se de ética é necessário abranger sobre o termo moral. Moral se refere aos "bons costumes" ou valores - dos quais consideramos virtudes - que cada ser humano acredita ou possui. É a nossa capacidade de distinguir o certo e errado aos olhos em geral, do que a sociedade define havendo variações de acordo com a cidade, estado e país que se vive. Assim, ética lado a moral é a postura que o indivíduo terá perante as pessoas de seu convívio habitual.
Em tese, se cada pessoa tivesse uma conduta ética, viveríamos em uma sociedade por si mais justa, organizada e equilibrada. Todavia, em termos práticos não é assim que funciona, fazendo com que nos afastemos do cenário idealista de uma sociedade perfeita.
Valores morais não são mais respeitados. Basta pegar um jornal para se ter conhecimento do quão desolador é esse cenário atualmente. E para piorarmos a situação, não temos sequer referências que sirvam de exemplo - de uma conduta ética e moral - em nosso regime político. Em geral, são tantas mentiras, descasos, mortes, injustiças, enganações, roubos, desonestidades, tantos pesares que acabam distorcendo a moralidade do ser humano.
Não é simplesmente colocando a culpa em pessoas de poderes públicos da falta de ética existente em nosso país que encontraremos a solução para tudo isso. É necessário que haja uma conscientização e reavaliação dos valores morais em que acreditamos em conjunto. Com a unificação de nossos ideais é possível talvez que mudemos nossa atual postura para assim caminharmos eticamente como cidadões orgulhosos por estamos cumprindo, não só a constituição de nosso país, mas