musica
Consiste em cabos, conectores e acessórios para conexão entre equipamentos, e principalmente em métodos de instalação, organização e administração de todos os componentes de telecomunicação.
Um sistema de cabeamento estruturado deve ser projetado para oferecer conexão física entre todas as áreas onde possam ser instalados equipamentos de telecomunicação, isso implica que o cabeamento seja parte integrante do edifício (faz parte da estrutura do prédio).
Hoje em dia é comum se usar o termo cabeamento estruturado para instalações de cabos para rede local, pois a informática é a maior usuária de sistemas de cabeamento, mas a aplicação do termo
“estruturado” está conceitualmente errado.
As normas reconhecem conceitos fundamentais referentes a telecomunicações nos edifícios:
Dinamismo: Dentro da vida útil de um edifício, mudanças em seu modo de ocupação são constantes.
Isso cria a necessidade de disponibilizar os recursos necessários aos usuários com o mínimo de alteração nas estruturas do edifício, com estes recursos disponíveis as mudanças dentro do prédio se tornam rápidas e principalmente muito baratas.
Te le com u n ica çõe s sã o m a is do qu e voz e da dos: também engloba sistemas de áudio, alarme,
CFTV, TV, etc.. Podemos incluir em telecomunicações todos os sistemas que disponibilizam informações. Os meios de transmissão bem como seus respectivos sistemas são dinâmicos, dentro da vida útil do edifício os equipamentos de telecomunicações mudam drasticamente. Estes padrões reconhecem esses fatos e por isso tenta ser o mais independente possível de equipamentos específicos.
As principais Normas e Boletins Técnicos são:
ANSI /EIA/TIA 568 - B “ Commercial Building Telecomunications Cabling Standard”
Essa norma regula a padronização do material a ser instalado em um sistema de cabeamento, as práticas de instalação dos produtos e as suas aplicações