A importancia da Ética
A ética pertence ao caráter e está relacionada ao bom viver humano, ao bom relacionamento humano, ao comportamento interpessoal, à melhor forma de conviver com as pessoas, uma atitude de dentro para fora do ser humano, ao passo que a moral é regida por normas e leis e caracteriza portanto uma atitude de fora para dentro. Porém o sentido de ética profissional não se resume apenas as condutas normativas que devem ser postas em pratica como se fossem regras extremamente ditatórias, mas sim a um conjunto de virtudes que fluem do superego do profissional as quais podemos tirar como exemplos são: Honestidade, Competência, Compreensão, Otimismo, Sigilo, Prudência, Humildade, Responsabilidade.
A ética tem grande importância na vida profissional, pois está diretamente relacionada ao nosso comportamento e nosso relacionamento com as pessoas, visando o melhor convívio. Nós enquanto profissional da saúde, devemos ter uma formação humanística e integral, que é indispensável na assistência com vistas a permitir uma análise complexa do homem enquanto ser social em sua totalidade, além de compreender as peculiaridades culturais dos indivíduos e as diversas formas de promoção à saúde que busca através de crenças e valores próprios.
Enfermeiros buscam defender a dignidade dos pacientes. O papel dos enfermeiros é o de permitir que pacientes possam tomar decisões sobre seu próprio tratamento.
Enfermeiros podem atuar de forma a manter a dignidade do paciente através da observação dos princípios acima, embora estes tópicos sejam frequentemente desafiados por outros fatores, tais como regras institucionais ou ambientais.
Enfim o profissional de enfermagem tem que ter dignidade com a pessoa humana, para que possa reconhecer o seu papel no processo de transformação social, em especial, nos serviços de saúde oferecidos à população.