Obtenção
Os éteres podem ser obtidos pela desidratação catalítica dos alcoóis. Como desidratante, usa-se ácido sulfúrico:
C2H5OH + H2SO4 --> H2O + C2H5-O-SO3H
C2H5-O-SO3H + C2H5OH --> H2SO4 + C2H5-O-C2H5.
Outras reações podem ocorrer, dependendo da temperatura e da proporção de álcool e ácido. O método é industrialmente empregado na obtenção de éteres inferiores, principalmente éter etílico. Para os superiores, o rendimento é insatisfatório: obtêm-se principalmente olefinas. Outros catalisadores, como ácido fosfórico, ácido bórico, pentóxido de fósforo, ácido clorídrico e alumina podem ser utilizados.
Um processo mais geral é a síntese de Williamson, que consiste em fazer agir um halogeneto de alcoíla sobre alcóxido ou fenóxido de sódio:
R-O-Na + Br-R" --> R-O-R"+ NaBr
O método se presta para a obtenção de éteres simples ou mistos. Em lugar de halogenetos de alcoíla, outros agentes de alcoilação podem ser empregados, como o sulfato de alcoíla. “Os éteres aromáticos do tipo Ar-O-Ar” pode ser obtida por reação do fenóxido de sódio com halogeneto de arila, a temperatura muito elevada ou em presença de cobre como catalisador. Também podem ser obtido por ação do halogeneto de alcoíla sobre óxido de prata, método devido a Wurtz:
2RI + Ag2O --> R-O-R + AgI
-Propriedades:
*Físicas
Em geral, líquidos voláteis, incolores, de odor agradável àqueles que apresentam massas moleculares menores.
Líquidos viscosos, xaroposos e gordurosos aqueles que massas moleculares médias.
Sólidos com aspecto de cera aqueles que apresentam as maiores massas moleculares.
Praticamente não apresentam polaridade molecular.
Insolúveis em água, entretanto, solúveis em álcool.
Como não apresentam pontes de hidrogênio possuem pontos de fusão e ebulição inferiores aos dos ácidos e álcoois de mesma massa molecular.
*Químicas
Hidrólise
É uma reação química, em que um dos reagentes é a água. Através desta reação grandes moléculas como os lipídios, por exemplo,