OBTENÇÃO DE HIDRÓXIDOS
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
WILLIAN MACIEL JORGE
OBTENÇÃO DE HIDRÓXIDOS
CRICIÚMA
NOVEMBRO DE 2013
WILLIAN MACIEL JORGE
OBTENÇÃO DE HIDRÓXIDOS
Relatório apresentado à disciplina de Quimica Experimental, do Curso de Engenharia Mecânica, ministrado pelo prof. MSc. Valmir Machado.
CRICIÚMA
OUTUBRO DE 2013
1. INTRODUÇÃO
Em todo experimento realizado com base ou hidróxido apresenta-se o radical hidroxila (OH-), que de acordo com alguns autores possuem sabores adstringente e diluído em água conduzem corrente elétrica.
O hidróxido é uma característica das bases, de modo que podemos imediatamente reconhecer hidróxidos coloridos, solúveis ou não em água, cristalizados, e quais tiveram uma maior precipitação.
Neste relatório trataremos da obtenção de hidróxidos por alguns experimentos, analisando o produto final e exibindo a equação que lhe deu origem.
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Os hidróxidos são bases de acordo com a teoria de arrhenius, na química inorgânica, pois liberam a hidroxila (OH-) em meio aquoso. Por consequência, aumentam o pH do meio por diminuírem a concentração de íons de hidrogênio. As bases são substancia de sabor adstringente, que neutralizam os ácidos, e também modificam a cor dos indicadores ácidos-bases. Reações químicas que envolvem hidróxidos (bases) e ácidos (também de acordo com a teoria de arrhenius por liberarem H+ em meio aquoso) são chamadas reações de neutralização. Essas denominação é dada porque tanto a base quanto o ácido perdem sua capacidade de ação no meio (variação de pH) e dão origem a compostos praticamente neutros (sais e água).
3. OBJETIVOS
3.1 Objetivos Principais
Obter hidróxidos.
3.2 Objetivos Específicos
Reagir os elementos propostos para a obtenção de hidróxidos.
4. MATERIAIS E