Obtenção do Aluminio
ALUMÍNIO. INTRODUÇÃO, MÉTODOS DE APLICAÇÃO E OBTENÇÃO
NITERÓI
2012
ANHANGUERA
ALUMÍNIO. INTRODUÇÃO, MÉTODOS DE APLICAÇÃO E OBTENÇÃO.
Pesquisa realizada pela aluna Dayane Nascimento Batista, RA: 5287966785, do curso de engenharia elétrica, sala 201 orientada pela professora Tatiana Nogueira da disciplina de Química I.
NITERÓI
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Nesta pesquisa serão abordados os métodos da produção até as formas de aplicações do alumínio, metal que se tornou um importante avanço na época da Revolução Industrial e que hoje vemos sua alta empregabilidade nos setores do comércio, construção, indústria, eletrônicos e engenharia.
OBTENÇÃO DO ALUMÍNIO
O alumínio é o metal mais abundante na Terra, sua descoberta foi por volta de 1821 na França, nesta época ainda não se possuíam conhecimentos sobre o alumínio, pelo fato de que sua existência não acorre naturalmente de forma metálica, necessitando de uma combinação com outros elementos, principalmente o oxigênio, com o qual forma um óxido chamado alumina.
Por volta de 1854 já se percebia que este metal possuía grande possibilidade de aplicação nos diversos setores da indústria por apresentar características mais favoráveis ao mercado em relação aos metais até então utilizados.
A bauxita é a principal matéria-prima de onde é extraído o alumínio. O Brasil atualmente é um dos maiores países em número de reservas de bauxita, sendo caracterizadas tanto na produção de grau metalúrgico, quando utilizadas na produção de alumínio primário, quanto no não metalúrgico, utilizadas em indústrias químicas, produtos abrasivos e cimento.
Para a obtenção da alumina, que é o produto intermediário na fabricação do alumínio utiliza-se o processo de Bayer, que consiste em:
Digestão – consiste na moagem da bauxita, seguida da digestão